Categorias
Notícias

Privatizar a Carris vai aprofundar a crise do povo

Foi a CARRIS que assumiu as 22 linhas deficitárias que as empresas privadas abandonaram durante a pandemia

“A CARRIS é cara aos cofres públicos e precisa ser privatizada” afirma o prefeito Melo. Ele parece esquecer que as empresas privadas de ônibus descumprem contratos, não pagam diversas dívidas, ignoram metas de qualidade previstas em contrato (povo anda como sardinha) e que, durante a pandemia, quando deveria haver um aumento de ônibus para as pessoas não se aglomerarem e adoecerem, diminuíram linhas e horário de forma irresponsável.

Foi a CARRIS que assumiu as 22 linhas deficitárias que as privadas abandonaram, garantindo o transporte da população. Sim, a empresa “que não serve, pois o privado é melhor”. Melhor para quem? Para o povo que não é! Nem para os trabalhadores do transporte, que tiveram seus salários reduzidos no momento de maior sufoco e que estão se contaminando e morrendo na linha de frente.

O que o Prefeito também não fala é que as empresas privadas receberam milhões em regalias, como isenções de imposto, subsídios e não cobrança de multas e dívidas, o que soma mais de 100 milhões saídos dos cofres públicos.

O transporte coletivo em Porto Alegre é, na sua maioria, privado. E é péssimo! A Prefeitura ainda assim cede às chantagens dos empresários do setor que, para se ter ideia, controlam de forma ilegal a bilhetagem eletrônica (mais uma vez desrespeitando a licitação), negando acesso público a esses dados. Mas o privado é melhor, eles dizem…

A CARRIS já foi considerada a melhor empresa de transporte do Brasil e ainda dava lucro. Só passou a dar prejuízo na gestão Fortunati, de quem Melo foi vice. O sucateamento foi proposital para justificar o discurso do “é preciso privatizar porque o público não funciona”. O “público” é do povo e deve servir à população de Porto Alegre, principalmente nos momentos de crise!

Melo, para manter os privilégios desse setor, ignora diagnósticos e problemas estruturais. Empurrar para o povo que o problema do transporte é a CARRIS é brincar com nossa inteligência e bom senso.

Texto produzido pelo GT Transporte – Mandato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *