Não tenho na memória algum momento em que o transporte público de Porto Alegre realmente atendeu a demanda da população com dignidade e preços justos. Mas o que vem acontecendo na última década é um absurdo, e Melo conseguiu piorar a situação.
Ônibus estragado já virou rotina. Além do transtorno, vem provocando acidentes cada vez mais graves. Até fogo pegou, com gente dentro! Sujos, sem acessibilidade, demorados, com passageiros sentados no painel de tão lotados. Muitas vezes passam direto nas paradas porque não cabe mais ninguém. E quem paga é o trabalhador.
Na conta do Melo também estão as extinções de linhas e horários desde a pandemia, fazendo com que nas vilas e bairros praticamente não tenha ônibus à noite ou final de semana. Decretou a extinção dos cobradores, aumentando a insegurança e a sobrecarga de trabalho para os motoristas. Sucateou a Carris para vendê-la, mas foi tão incompetente que a desmontou com planos de demissão antes de ter comprador. Hoje faltam trabalhadores para fazer a Carris funcionar.
É preciso lutar, exigir o direito ao transporte público e de QUALIDADE