Categorias
Notícias

Lançamento Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

Debate sobre a viabilidade da Tarifa Zero em Porto Alegre acontece no lançamento da Frente Parlamentar sobre o tema;

O sistema de transporte público coletivo em Porto Alegre está em crise. Em 10 anos, o número de passageiros anuais reduziu por volta 140 milhões. Além disso, o funcionamento precisa mudar. Críticas quanto à qualidade dos veículos são recorrentes pelos usuários. O gasto mensal das famílias com o transporte é exorbitante, sendo um dos principais motivos da segregação que impede a vivência democrática da cidade. Entre os jovens, o preço da passagem e a atual política de restrição ao tri escolar estão por trás do aumento da evasão escolar e dos inúmeros problemas daí decorrentes.

A Tarifa Zero é uma política que precisa estar vinculada também à qualidade do transporte e ao controle público. Não pode se limitar apenas a uma transferência de verbas públicas para empresas privadas através de subsídios.

Esse debate foi apresentado pela Vereadora Karen Santos, proponente da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, bem como por Paique Duques Santarém, militante do Movimento Passe Livre do Distrito Federal, por Diego Picucha, prefeito de Parobé, cidade gaúcha que implementou a tarifa zero e vem constatando as inúmeras vantagens dessa política, e por André Augustin, economista e pesquisador sobre o transporte de Porto Alegre.

Estiveram presentes na atividade diversos parlamentares, entidades e ativistas de movimentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *