Categorias
Opinião

Enfrentar a violência política é dever de todos para defender a democracia

Nota do Bloco de Oposição sobre a agressão promovida pelo vereador Alexandre Bobadra e sobre o fechamento da Câmara Municipal

A Câmara Municipal não deixou de realizar sessões durante toda a pandemia que vitimou quase 700 mil brasileiros. Na ocasião em que as vereadoras Bruna Rodrigues, Daiana Santos, Karen Santos e Laura Sito e o vereador Matheus Gomes foram ameaçadas, o parlamento seguiu aberto. Quando pessoas contra a vacina ingressaram na Câmara empunhando uma suástica esta Casa não fechou.

Estamos a 6 dias do 2º turno das eleições e a escalada de violência política promovida por Bolsonaro e Ônix, com episódios como o de Bibo Nunes e Roberto Jeferson tiveram seu capítulo na capital gaúcha. A agressão e a ameaça de morte promovida pelo vereador bolsonarista Alexandre Bobadra contra o Deputado Estadual eleito Leonel Radde poderia ter acabado em tragédia e não deve ser relativizada.

Entendemos que a decisão unilateral e sem consulta a todos os integrantes da mesa diretora do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre de fechar o parlamento não se deu por zelo. O objetivo real do fechamento foi impedir que a agressão covarde e violenta contra o vereador Leonel Radde fosse denunciada. Faltam poucos dias para um momento decisivo para o Brasil e o Rio Grande. O fechamento promovido pelo presidente da câmara com apoio do prefeito Melo serve a quem? Necessário lembrar que o agressor é um dos coordenadores municipais das campanhas apoiadas pelo prefeito nesse pleito.

Desta forma o Bloco de Oposição, composto pelas bancadas do PCdoB, PSOL e PT, reivindica a abertura da casa e a realização de sessão plenária na próxima quarta-feira (26/10) com a devida segurança aos parlamentares. Defendemos a punição do agressor e entendemos que a democracia não pode ser cerceada.

Porto Alegre, 24 de outubro de 2022

Bloco de Oposição
Aldacir Oliboni (Líder), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Jonas Reis (PT), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Leonel Radde (PT), Matheus Gomes (PSOL), Pedro Ruas (PSOL), Roberto Robaina (PSOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *