Negro e Popular
O projeto Negro e Popular é uma iniciativa do Coletivo Alicerce para levar o debate sobre o racismo no Brasil para dentro de escolas, universidades, comunidades e espaços de assistência psicossocial. O objetivo do projeto é
contribuir para a formação anti racista, anti machista e anti LGBTTfóbica, visando colaborar para a construção de novos valores de respeito, solidariedade ativa e luta por um mundo onde sejamos de fato livres.
A história do nosso país foi construída por africanos traficados por quase quatro séculos. A Abolição não resolveu nossos problemas e nem resolveu nossa dependência dos países imperialistas. Pelo contrário, perpetuou a segregação ao acesso ao trabalho e aos direitos.
Vivemos nesse país dividido, onde a questão racial é fator central para entender que país é este, e que classe trabalhadora é a nossa. O mito da democracia racial, a meritocracia e o individualismo são ideias presentes no dia a dia de quem trabalha e servem para confundir a cabeça de negros e negras frente às desigualdades raciais, para manter privilégios dentre os próprios trabalhadores e também para legitimar o capitalismo brasileiro que se estrutura no escravismo colonial e no racismo.
As companheiras e os companheiros que fazem parte do projeto Alicerce Negro e Popular estão à disposição e preparadas/os para realizar rodas de conversa, formações e oficinas que tenham a intenção de aprofundar os debates sobre essa temática.
Vem junto com a gente nessa empreitada de formação junto aos trabalhadores ,CONTRA O GENOCÍDIO HISTÓRICO DE NEGRAS E NEGROS pelos nossos DIREITOS JÁ!